Imagem capa - Tradições do Casamento Judaico por FM Photographer LTDA

Tradições do Casamento Judaico

O casamento judaico é repleto de tradições que são repassados por gerações. Trago a vocês os principais rituais realizados  na união do casal e que darão sentido a essa jornada juntos.


Um detalhe bem importante para o casamento judaico, você não precisa ser judeu para aderir a tradição, basta reconhecê-lo e acreditar em suas crenças e claro, entender perfeitamente os significados e costumes.




Algo super interessante de saber, os noivos na semana que antecede o casamento, não podem se encontrar, esta e uma das tradições passadas de geração em geração, chegado o dia de celebração da união do casal, os noivos serão tratados como rei e rainha por todos aqueles que estarão lá presentes.




O vestido da noiva não sai da tradição comum do casamento, o vestido branco de noiva demonstra a pureza, já que no grande dia todos os pecados serão perdoados para a união do lindo casal.





Chuppah - é o nome dado a tenda onde é realizada a cerimônia do casamento judaico, o Chuppah é a representatividade do novo lar que o casal irá construir junto. Ele simboliza também a plena proteção e benção de Deus para a total harmonia conjugal. Um rabino fará a realização dos votos, ele é o representante líder da religião dos Judeus.




Quipá – é o chapéu que o noivo e todos os homens deverão usar durante o casamento. O quipá representa a presença de Deus acima de todos nós.

Véu - a noiva até o momento da chegada ao altar, tem seu rosto descoberto, ao chegar até o seu futuro esposo, ele cobrirá seu rosto com o véu para dar prosseguimento a cerimônia e entrarem na Chuppah, o que se torna mais um dos costumes judaicos para a celebração da cerimônia e união. 




Alianças – O ponto alto da celebração judaica e a troca das alianças de santificação. Este é o momento que o os noivos são considerados oficialmente casados. Um detalhe interessante do casamento judaico é que o anel da noiva é posto em mão mais forte. No casamento judaico a aliança representa a proteção, a autoridade, o poder, representando um circulo incondicional e inquebrável.




Copo – A tradição das tradições, no fim da cerimônia do casamento, haverá o silencio total no local, o noivo com seu pé direito quebrará um copo em lembrança a destruição do templo em Jerusalém, este ritual é a simbolização de que o homem é mortal.





E para finalizar, na saída da cerimônia religiosa judaica, os convidados dão seu famoso grito de guerra Mazel Tov ” que significa boa sorte, para que tudo inicie bem para a vida de casados.


Nota: Os rituais judaicos podem variar dependendo da região onde estão situados, (Espanha, França, Alemanha e etc.)